quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Automatizando Tarefas no Windows



Bom dia, pessoal

Hoje mostraremos como fazer automação de tarefas no Windows. Mas o que é automação de tarefas? Por que eu faria isso? É seguro?

As respostas para essas e outras perguntas você confere a seguir.


Automação de tarefas é realizar trabalhos repetitivos de maneira automática. Há várias maneiras de fazer isso e eu mostrarei, através de uma série de tutoriais, como fazer isso.

Quanto à pergunta do porque fazer, simples: para aumentar a produtividade, ou reduzir seu trabalho, para que tenhamos mais tempo livre para fazer outras coisas. Por que deveríamos ficar fazendo a mesma tarefa várias e várias vezes se podemos ensinar o computador a fazê-la por nós?

Como tudo na informática, a automação é segura com tanto que quem a programou não tivesse más intenções. Toda ferramenta pode ser usada para o bem ou para o mal, depende só de quem a manuseia. Como faremos automações para nós mesmos, e não ensinarei nada perigoso, será seguro, prometo.

Bom, agora que as primeiras dúvidas foram sanadas, vamos prosseguir com como faremos a automação. Utilizaremos um software para isso chamado AutoIt.

O que é o AutoIt?
É uma linguagem de script parecida com o BASIC (linguagem de  programação antiga, mas ainda existente) que foi concebida para automatizar tarefas com GUI (Graphical User Interface, Interface Gráfica de Usuário). Ela é capaz de simular o envio de teclas, como se tivéssemos digitado no teclado, movimentar e clicar o mouse. Para mais informações clique aqui.

Tudo o que precisaremos fazer para começar é baixar o pacote de instalação e instalá-lo no computador. Não precisa de configurações complicadas nem nada assim: Baixe o arquivo autoit-*.exe (o * quer dizer que terá mais texto), instale e use. Infelizmente só há AutoIt para Windows, no entanto que usa Linux ou Mac também tem suas ferramentas.

Para pessoas iniciantes recomendo que seja feito o download do Full Instalation, que vem com tudo pronto para usar. Quando tivermos mais experiência, ensinarei como colocar o ambiente num pendrive para que possamos automatizar as nossas tarefas independente do computador que estivermos usando. Também é possível como adicionar extensões ao pacote básico para que tenhamos acesso a novas funcionalidades. Segue abaixo dois links muito úteis para começarmos:
O fórum é onde as pessoas tiram dúvidas e apresentam seus trabalhos com AutoIt. Infelizmente o fórum oficial é em inglês, mas nada que um tradutor não resolva...

Bom, uma vez que tenha feito o download e instalado (basta escolher Next até aparecer Finish) vamos abrir nossa IDE. O que é uma IDE? É o acrônimo para Integrated Development Environment, ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado. Para que serve isso? Para que possamos escrever nossa automação de forma mais fácil, com possibilidade de testar o que estamos fazendo.

Nossa IDE se chama SciTE, ele lembra um bloco de notas turbinado. Vamos usá-lo para agilizar nossa programação. Abra o SciTE e escreva o seguinte:

Ms

Em seguida pressione a combinação de teclas Ctrl + Espaço ... Você verá um menu flutuante com uma dica. A IDE está te ajudando a programar fornecendo dicas dos comandos que você está escrevendo. Assim, gastamos menos tempo digitando os comando pois podemos selecionar a opção que queremos do menu suspenso e apertar Enter. No final o que queremos é semelhante ao que está abaixo:

MsgBox(0, "Olá Mundo!!!", "Tudo começa aqui")

Após digitar isso vá até o Menu Tools e escolha a opção Run (ou a tecla de atalho F5). O que vemos? Nada, pois primeiro temos que salvar nosso script. Faça isso, escolha um nome e um lugar para armazená-lo. Resultado final:

Pronto! Primeiro script funcionando!
Na próxima postagem explicarei o que escrevemos, o que são variáveis, funções e coisas relativas à programação com AutoIt ... Afinal a maneira que temos para ensinar o computador a fazer nossas tarefas é programando-o. Espero que tenham gostado, e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário